AS VINHAS QUE DÃO ORIGEM AO ALTANO

O cultivo das nossas vinhas é feito
com um profundo respeito pelo meio ambiente

O PROCESSO DE VINIFICAÇÃO


1. Colheita das uvas

As uvas para os vinhos DOC são vindimadas até uma semana mais cedo do que as uvas destinadas à produção de vinho do Porto. O objetivo é preservar a frescura natural da fruta e os níveis ideais de acidez, assim como evitar um teor alcoólico excessivo (algo que pode acontecer se as uvas estiverem sobremaduras, com níveis altos de açúcar).

3. Esmagamento

As uvas selecionadas são depois suavemente esmagadas e transferidas por gravidade para cubas de fermentação que se encontram num nível inferior. Isto garante que os bagos chegam às cubas em perfeito estado, preservando todas as suas características e reduzindo ao mínimo o risco de taninos ásperos e duros.

2. Seleção das uvas

As uvas são transportadas para a Quinta do Sol, para a moderna adega da família Symington especializada na vinificação de vinhos Douro DOC, onde são submetidas a um rigoroso processo de seleção.

4. Envelhecimento

O Altano tinto passa depois para cascos avinhados de carvalho francês e de carvalho americano de 225, 300 ou 400 litros, onde é envelhecido por um mínimo de quatro meses nas caves da família Symington. O Altano Organic e o Altano Reserva são envelhecidos, em parte, em cascos novos de carvalho francês e de carvalho americano, respetivamente.

 

AS NOSSAS CASTAS

O Altano é produzido a partir de castas tradicionais portuguesas, perfeitamente adaptadas para prosperar no vale do Douro, onde as condições do meio podem por vezes ser muito duras.  Saiba mais sobre as nossas castas.

Saiba mais sobre as nossas castas

Descubra os vinhos Altano